Sempre estamos ouvindo ou lendo, no momento, sobre o filho do cantor Leonardo, que sofreu acidente de trânsito em meados de abril, e estava até alguns dias atrás em coma induzido. Mas como funciona o como induzido?
Primeiramente devemos entender o que é coma. É um estado onde é reduzido o nível de consciência da pessoa, ficando impossibilitada de interagir com seu ambiente. Existem vários graus de coma. O paciente pode está inconsciente e ainda ser capaz de responder a estímulos ou simplesmente "apagado".
O coma acontece quando o sistema nervoso central, área que controla o estado de consciência, sofre agressão. Esse estado de inconsciência pode acontecer em situações como Traumatismo Craniano,Infecção do sistema nervoso central ( Meningite), Tumores no cérebro, etc.
O coma induzido é uma "manobra" médica para trazer segurança para o paciente. Isso inclui o controle da dor física, do desconforto e da ansiedade, também para minimizar traumas psicológicos, e tornar os procedimentos de tratamento mais seguros. Ele é induzido pela medicação de sedativos.
O estado de coma é perigoso, pois a pessoa tem possibilidades de respirar secreções, asfixiar se com a língua devido a perda de reflexo para tossir e capacidade de engolir a saliva.
A volta do coma pode demorar de algumas horas a dias. Tudo dependerá da quantidade de sedativos aplicados e do quadro clinico da pessoa.
fonte:www.mdsaude.com/2008/10/coma-induzido.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário